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Missão e História

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Missão

É missão da Clonlara School promover programas e serviços que reconheçam e suportem a curiosidade, força, interesse e talentos do aprendiz, enquanto fundações da sua experiência educativa.

Filosofia

A filosofia da Clonlara é a de que uma escola deve capacitar e encorajar os seus alunos a participarem intencional e ativamente na sua própria educação e que a aprendizagem emerge, em grande parte, a partir da curiosidade e das competências ou motivações naturais para aprender. A convicção de que as crianças aprendem melhor quando as aprendizagens são orientadas pelos seus interesses tem sido corroborada pela experiência proporcionada ao longo dos anos numa envolvência educativa que mantém e estimula a curiosidade das crianças.

A Clonlara acredita que os pais têm o direito e a capacidade de educar os seus filhos. Vemos o mundo como uma sala de aula e consideramos o ambiente de aprendizagem parte integrante do processo. Consideramos que a escola deve permitir que os seus alunos participem na criação e aplicação do currículo. Acreditamos que as aprendizagens académicas e o domínio das competências não estão limitados ao contexto físico nas quais são trabalhados, quer se trate do contexto da escola ou de casa. Consideramos que esta abordagem da educação conduz à motivação e à paixão pela aprendizagem ao longo da vida.

Acreditamos que os alunos devem participar no delinear da sua educação. Quando os interesses guiam as actividades, leva a um grande contentamento, forte motivação e experiências pedagógicas significativas. Cada aspecto do seu crescimento – físico, espiritual, mental e psicológico – merece atenção.

Fundação

Pat Montgomery e o seu marido Jim, fundaram a Clonlara School em 1967. A visão dos Montgomery era a de criar uma escola onde crianças de todos os credos, raças e idades pudessem aprender e crescer num ambiente descontraído e sem pressas; onde as admissões seriam limitadas para que as crianças, os funcionários e os pais se conhecessem bem uns aos outros; e onde os pais pudessem compartilhar intimamente na vida da escola e na educação das crianças.

Os princípios democráticos sobre os quais se construíram os Estados Unidos da América, iriam tornar-se realidade no dia a dia dos professores e alunos da Clonlara.  Os alunos não seriam coagidos a aprender o que um “conselho directivo” ou editores de manuais escolares pensavam que eles deveriam de aprender a um determinado momento. Os alunos seriam respeitados enquanto seres humanos que pensam e sentem  e tratados humanamente. As questões e problemas que afectariam a sua vida diária – situações sobre o meio ambiente, guerra e paz – seriam parte do currículo. Viajar também seria parte integrante do seu crescimento e da sua aprendizagem.

O programa de educação com base em casa (a que agora nos referimos como Programa de Aprendizagem Individual) começou em 1978, um ano depois de uma família com um filho de 9 anos, ter pedido a Pat ajuda no sentido de introduzir a mesma abordagem que ela tinha desenhado e implementado na escola. Pat decidiu ajudar esta família, partilhando o conhecimento de 12 anos de experiência que adquiriu ao desenvolver e nutrir os programas da escola física, no Michigan.

A visão de Pat para o programa de aprendizagem individual era a de fomentar a independência e a auto-confiança nos alunos, encorajando-os a abraçar a responsabilidade pela sua educação. 

Ela acreditava que os alunos eram capazes de identificar os seus objectivos e paixões, escolhendo os seus próprios recursos e estabelecendo os seus próprios horários.

Outra premissa central do Programa era dar aos estudantes a possibilidade de escolha:  a escolha do currículo, recursos, métodos e tempo. Pat queria dar aos estudantes liberdade e flexibilidade, com a assistência de Tutores experientes, para auto projectarem a sua educação.

Defesa legal

A Clonlara tem sido um dos principais defensores nos EUA, de uma educação alternativa e do homeschooling desde o primeiro dia.  De facto, Pat Montgomery foi inestimável em tornar o homeschooling legal enquanto opção aceitável. Em 1980, ela entrou com uma acção judicial, em nome da Clonlara School e de famílias em homeschooling, contra o Conselho de Educação do Estado do Michigan. 

A acção judicial da Clonlara sustentou que os funcionários da escola oficial do Michigan estavam a impor políticas de escola pública aos pais que praticavam homeschooling, como se essas políticas fossem lei.  Após ganhar o caso, o Estado recorreu e a Clonlara voltou a ganhar.

Em 1993, o Supremo Tribunal do Michigan determinou que a reivindicação de Clonlara estava correcta: O Conselho de Educação estava a tentar impor uma lei que não existia. Esta vitória foi benéfica para todas as famílias em homeschooling nos EUA. A decisão do Supremo Tribunal do Michigan em favor da acção da Clonlara abriu um precedente para muitos outros casos.

 

 

 

 INSCRIÇÕES

Quer inscrever-se no Programa Internacional de Apoio à Aprendizagem Individual 

Este programa está disponível para todo e qualquer cidadão, em qualquer parte do Mundo, em PORTUGUÊS!

Formulário: Contacte-nos

Email: infopt@clonlara.org

Telefone: (+351) 912 063 485

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