Programa Elementar (K8)
A aprendizagem deve ser divertida, especialmente nos primeiros anos quando a criança se conhece a si própria e ao ambiente que a rodeia.
Os nossos aprendizes:
- Seguem as suas curiosidades e desenvolvem os seus pontos fortes;
- Exploram o mundo e experienciam-no enquanto espaço de aprendizagem;
- Enquanto desenvolvem os seus talentos, aprimoram o pensamento crítico;
- Dominam a leitura, a escrita e a matemática com destreza, da forma que lhes faz mais sentido, e constroem uma base sólida para um futuro académico de sucesso.
Os pais têm objetivos em mente e conhecem os seus filhos melhor do que ninguém. Nós acreditamos na aprendizagem dirigida pela família e pela criança.
A cada aluno é atribuído um Tutor. Os pais trabalham em estreita colaboração com esse Tutor para ajudar a desenvolver um plano pedagógico que vá de encontro aos interesses, estilo de aprendizagem, talentos e objetivos desse aluno. Os Tutores da Clonlara providenciam, para cada aluno, sugestões de recursos personalizados.
Os pais supervisionam a aprendizagem dos seus filhos e têm de apresentar dois Relatórios de Avaliação, por ano, para o arquivo do aluno.
Cada família tem acesso ao Guia Clonlara do Ensino Elementar que contém uma visão geral de como funciona o nosso programa, procedimentos, estilos de aprendizagem, tipos de recursos educativos, abordagens à aprendizagem e um guia rápido de introdução.
Pais e alunos também recebem questionários sobre as curiosidades, pontos fortes, interesses, talentos, estilos de aprendizagem, necessidades e objetivos; estes questionários ajudam o Tutor a individualizar o processo de planeamento pedagógico de cada aluno.
Terra Nova Testing
É um teste standard americano, disponível aos alunos a meio do ano. São realizados pela CTB/McGrawHill.
Nota: A Clonlara não requer que os seus alunos sejam submetidos a testes standard.
Programa Secundário (9-12)

Apoiamos todos os tipos de famílias. Trabalhamos com alunos avançados em uma ou mais disciplinas; com os que tinham (ou ainda têm) dificuldades académicas ou emocionais; com os que estão a planear seguir um curso superior; com os que desejam começar a trabalhar no negócio da família, nas artes performativas ou em qualquer outra área, após completarem o secundário.
Como os alunos adquirem créditos através da Clonlara
Nota: A Clonlara utiliza a Unidade de Carnegie para a aquisição de créditos, que atribui 0,5 créditos por 90 horas completas de aprendizagem. Esta é a unidade usada na maioria das escolas secundárias públicas e privadas norte-americanas.
Passo 1: Questionário de interesses e tipos de aprendizagem
É atribuído um Tutor ao aluno e este recebe o Guia Clonlara do Ensino Secundário e um questionário de interesses.
Passo 2: Conversa com o Tutor
Conversa com o Tutor para iniciar, em colaboração, a criação do plano educativo. A conversa pode ser por telefone, email, Skype ou presencialmente, quando possível.
Passo 3: Recomendações personalizadas
Depois da conversa, o Tutor envia recomendações personalizadas de ferramentas e recursos para o aluno ter em conta – baseadas no seu estilo de aprendizagem, objetivos e interesses.
Passo 4: Formulários de Planeamento de Crédito
O aluno completa os formulários de planeamento de crédito que o Tutor revê, aprova e com isso cria um Plano Sumário para o semestre.
Passo 5: A aprendizagem acontece; Apoio contínuo do Tutor
O estudante reúne os recursos que tem, concretiza e regista as aprendizagens. Os estudantes (e os pais) devem contactar o Tutor sempre que necessário, este entrará em contacto com a família ao longo do semestre para acompanhar o processo.
Passo 6: Formulários de Pedido de Crédito
O estudante preenche um formulário de pedido de créditos para cada curso que completa. O Tutor revê e aprova.
Passo 7: Registo de Créditos e Transcrições
O Registrar coloca os créditos aprovados na transcrição do estudante e mantém os registos. O estudante pode ver a sua transcrição no Commons.